Club de
São Paulo-Sul

HISTÓRIA DO ROTARY CLUB DE SÃO PAULO-SUL

Por decisão do Rotary Club de São Paulo, único em São Paulo na época, houve divisão de seu território, atendendo à Expansão Rotária para a IBERO-AMÉRICA. Então, na presidência de Nicolau Filizola, sendo Governadr do Distrito 119, Herbert de Arruda Pereira, houve a determinação apoiada por RI em fundar-se outros clubes, cabendo a Afonso Vidal a instalação do São Paulo-Sul, ficando assim, como nossos padrinhos o RC de São Paulo e Afonso Vidal, que enquanto em vida, foi sempre o brador em nossas festivas de aniversário. Trabalhando por quatro meses, ele entrevistou cerca de 60 pessoas, escolhendo dentre elas 25, que, depois das formalidades rotárias, deram início ao São Paulo-Sul, com uma reunião preparatória (no antigo Mappin) no dia 21 de março de 1952 e daí à fundação em 1º de abril de 1952.

SÓCIOS FUNDADORES: Antônio Prudente, Antônio Hélio Xavier de Mendonça, Antônio B. C. Nogueira Martins, Arthur Eberhardt, Augusto de Sousa, Alberto Samaja, Augusto Lima Potes, Celso madueno Silva, Charles Arliniger, Donald Harley Chapman, Erico S. Stibel, Eduardo Benjamin Jafet, Francisco Reti, Felicissimo de Oliveira Jr., frederico Otto Halbach, Gastão Pinatel, Hário Yahn, Hans Matt, Isac Leno Trujanski, José Ribeiro Vilela, Júlio dos Santos Ribeiro, Luiz Modolin, Paulo de Andrade, Paul E. Jones e Pedro Boralli.

CARTA DE ADMISSÃO: Após a fundação em 1º. de abril, o Rotary Club de São Paulo-Sul foi admitido em RI, no dia 9 de maio de 1952, de fato, quando nosso então presidente, Antônio Prudente, recebeu das mçaos do Governador Herbert de Arruda Pereira, a carta de admissão na primeira reunião festiva, em 17 de junho de 1952.

PRIMEIRO ANO ROTÁRIO: Foi empossado então o 1º. Conselho Diretor do Rotary Club de são Paulo-Sul, tendo como presidente, Antônio Prudente, e 1º. Secretário, Antônio Hélio Xavier de Mendonça.

NOSSOS GOVERNADORES: Gastão Pinatel - 1965-66; José Alfredo Pretoni -1985-96; Ramzi Khouri -1995-96 e José Joaquim do Amaral Ferreira - 2013-14.

O Rotary Club de São Paulo-Sul tem também orgulho, em ter o companheiro José Alfredo pretoni, além de Governador; Diretor de RI - 1995-97; Tesoureiro de RI 1996-97; Curador da Fundação Rotária - 2000-04; 1º. Presidente e Fundador da Associação Brasileira da The Rotary Foudation  e Chairman da Convenção no Brasil - 2015.

AFILHADOS: Rotary Club de SP-Ipiranga -1959; RCSP-Sudeste - 1967 e RCSP- Novas Gerações - 1977.

COMPANHEIRISMO: Tem sido no SP-Sul, o que de fato representa para Rotary, a alma que fez do clube um exemplo de união e fraternidade, base para o crescimento e realizações que foram muitas, conforme alguns exemplos: -Viagens para Foz de Iguaçu, Rio de Janeiro, Águas Quentes, Itú, Barra Bonita (Eclusa), Araraquara, Líndóia e outras. Muitos churrascos e finais de semana em itanhaém (residência Celso Madueno), Jaguariuna (Haras do José Serrano), Fazenda dos Barsanti´s em Itú, Fazenda dos Samaja´s e outras.

O SP-Sul foi o precursor das festivas à noite (1971-72) o que resultou em mais tempo às esposas e ao companheirismo. Na festiva de 20º. aniversário do SP-Sul, José Serrano e Newton Marques Lagô organizaram uma grande festa no salão nobre do Hilton Hotel, com mais de 600 pessoas, com a presença de autoridades rotárias e civis. O próprio "slogan" criado para o clube contém a união (base do companheirismo): UNIDOS, SERVINDO E DIGNIFICANDO.

REALIZAÇÕES: Desde sua fundação, o SP-Sul tornou-se um clube rotário de expressão, companheirismo, exemplos e respeito, tendo realizado muitas obras. Eis Algumas: - participação na campanha de combate à desidratação, juntamente com o Governo do Estado; - Remessa de material escolar à Tailândia; -Aquisição de aparellho de Raio X e istalação do mesmo no Lar Escola rotary; -Doação de livros à Biblioteca de Vila Mariana; - Realização de Festas de natal em entidades assistenciais; - Realizaçao de Festas de Natal, com distribuição de brinquedos, no Pacaembu e Ginásio do ibirapuera, junto com os demais clubes da região metropolitana, onde cada um deles levava crianças de uma creche; -realização de campanha com a finalidade de doarremédios para entidades assistenciais; - Construção de uma piscina na Creche Baronesa de Limeira; -Montagem de um ônibus consultório dentário e médico, para atender a população carente do nosso território. Esse ônibus é administrado pela Cruz de Malta; - Montagem de uma Vaca-Mecânica para a produção de leite de soja, a qual está sendo administrada pelo /fundo de Solidariedade do Governo do Estado de São Paulo. O SP-Sul entregou-a já em funcionamento; - Realização do "Rally da Esperança" para lançamento e divulgação da campanha Pólio-Plus.

ALGUNS FATOS INTERESSANTES: A primeira reunião ordinária aconteceu em 8 de abril de 1952, no Restaurante da Sears Roebuck, à Rua Treze de Maio, 1947. sob a presidência do companheiro Antônio Prudente. Compareceram 22 companheiros e 1  visitante; -A primeira visita que o clube recebeu foi do sócio do RC de Santos -Anibal Martins Clemente; -1º orador a ocupar o microfone para uma palestra em reunião ordinária, foi Oscar Pereira Machado, do RC de São Paulo, que dissertou sobre "Serviços Internos"; - 1a. Flâmula que o clube recebeu foi a do RC de Santos; - O SP-Sul foi o precursor das Festivas à noite, pois todos os clubes, na época, realizavam festivas no almoço, o que fazia com que as esposas fizessem sacrifícios e a festiva era mais apressada, com menos companheirismo; - o 1º. troféu ganho pelo clube foi uma taça outorgada pelo Rotary Club de São Paulo-Leste, em 21 de janeiro de 1954, quando o SP-Sul compareceu à sua reunião comemorativa do Quarto Centenário da Cidade de São Paulo, com a maior caravana; - O clube, desde a sua fundação, reuniu-se nos seguintes locais: - restaurante da Sears Roebuck - Rua 13 de maio, 1947 de 01/4/1952 a 30/06/1959 - Cantina Don Fabrizio - Alameda Santos, 65 de 01/7/1959 a 31/10/1960 e Edifício Rotary - Av. Higienópolis, 996 - 5º andar de 01/11/1960 até o momento.

 



PAUL PERCY HARRIS,O FUNDADOR DO ROTARY INTERNATIONAL

Paul Percy Harris nasceu em 19 de abril de 1868 em Racine, Wisconsin, nos Estados Unidos, ao norte de Chicago. Foi o segundo dos 6 filhos de George N. Harris e Cornelia Bryan Harris. Por problemas financeiros, aos dois anos foi morar, juntamente com seu irmão Cecil, então com 5 anos, com seus avós paternos Howard e Pamela Harris, na cidade de Wallingford, no Estado de Vermont, nos Estados Unidos.

Foi aí que praticamente começou o direcionamento da vida de Paul Harris, como ele mesmo recorda em suas memórias "Meu Caminho para Rotary": “ Eu tive o privilégio de viver em um lar estável, onde não faltava nada e nada era excessivo; onde os ideais eram os mais elevados e a educação era o objetivo supremo.” Esta visão em direção à educação o levou às Universidades de Iowa, onde se formou advogado e obteve o título de doutor honorário na Universidade de Vermont.

Ao receber o seu diploma, Paul decidiu que passaria cinco anos conhecendo o mundo antes de se dedicar à sua nova profissão de advogado. Foi neste tempo que trabalhou como repórter de jornal, professor de economia, ator de teatro e cowboy. Fez também inúmeras viagens pelos Estados Unidos e Europa como representante de uma companhia de mármores e granitos.

Finalmente, em 1896 decidiu advogar em Chicago. O ambiente da cidade era difícil, com muita imoralidade, Incêndios fraudulentos, e falências, melhorando em 1900 com o fechamento das casas de jogos e tavernas, com a Promulgação da Lei Federal de Falências e a segregação da prostituição. Foi advogado durante 32 anos, membro do Colégio de Advogados do Estado de Illinois, do Colégio Americano de Advogados e Presidente da Comissão de Ética Profissional do Colégio de Advogados de Chicago. Em um dia no outono de 1900, Paul P. Harris se encontrou com o advogado Bob Frank para jantar em um luxuoso bairro no norte de Chicago. Eles saíram para uma caminhada parando em algumas lojas no caminho. Harris ficou impressionado com a maneira como Frank tinha feito amizades com muitos dos vendedores.

Desde que se mudara para Chicago para abrir seu escritório de advocacia, Harris não havia encontrado a mesma Camaradagem que Frank tinha com seus colegas empresários, e naquele momento começou a pensar em como encontrar esse tipo de companheirismo que o lembrava da cidade em que ele havia crescido na Nova Inglaterra. Em 23 de fevereiro de 1905 Paul Harris, juntamente com outros três homens de negócios: Silvester Schiele, comerciante de carvão, Gustavus Loehr, engenheiro de minas e Hiram Shorey, alfaiate, reuniram-se no Edifício Unity, na N orth Deaborn Street, 127, 7º andar formando o primeiro clube. O primeiro Presidente foi Silvester Schiele. O clube recebeu o nome de “Rotary” devido ao fato de que seus sócios se reuniam em rodízio nos respectivos locais de trabalho, em um sistema de rodízio. Seu quadro associativo cresceu rapidamente. Em 1907 surgiu o primeiro projeto comunitário: a instalação do primeiro sanitário público da cidade de Chicago, localizado perto da Prefeitura.

Em 1910 foi realizada a primeira Convenção, congregando se os clubes na Associação Nacional de Rotary Clubs. Paul Harris foi eleito Presidente da Associação. Nessa Convenção, por proposição de Arthur Frederik Scheldon, professor de marketing, foi adotado o lema: “mais se beneficia quem melhor serve seus companheiros”. Paul conheceu a sua futura esposa Jean Thompson em 1910 durante um passeio organizado pelo Prairie Club of Chicago, um grupo de amadores de atividades ao ar livre que ele ajudou a formar. Paul e Jean casaram-se em julho Daquele mesmo ano e dois anos mais tarde Paul construiu uma casa com vista para o campo onde eles se encontra ram pela primeira vez. A casa recebeu o nome de Comely Bank, o mesmo nome da rua onde Jean morou em sua infância, em Edimburgo, na Escócia. Paul e Jean não tiveram filhos.

Na 2ª Convenção, em Portland, Oregon, no ano de 1911, Paulo foi reeleito, dedicando-se ao desenvolvimento e expansão. Aprovou-se a proposta de Benjamin Franklin Collins, adotando-se o lema: “Servir, porém não a si próprio. Somente 40 anos depois, na Convenção de 1950, em Detroit, Michigan, EUA, foram oficialmente designados os lemas: “Mais se beneficia quem melhor serve” e “Dar de si antes de pensar em si”. O primeiro Rotary Club fora dos Estados Unidos foi fundado em 1911 em Winnipeg, Manitoba, Canadá. Nesse ano Nasceu a “The National Rotarian” publicação precursora da revista "The Rotarian".

Na Convenção de Duluth, Minnesota, em 1912, o nome foi mudado para Associação Internacional de Rotary Clubes, e encurtado em1922 para Rotary International.

Os Harris viajaram pelo mundo promovendo Rotary, sempre reconhecido como personalidade mundial, destacada, tendo recebido inúmeras condecorações. No Brasil, em 1942, recebeu do Presidente Getúlio Vargas, a “Ordem do Cruzeiro do Sul.

Paul faleceu em Comely Bank em 27 de janeiro de 1947 com 79 anos e foi enterrado no cemitério Mount Hope, nos arredores de Blue Island, perto da sepultura de seu velho amigo Silvester Schiele. Após a morte de Paul, Jean retornou à Escócia, sua terra natal, onde faleceu em 1963, com 82 anos. Em "Meu Caminho para Rotary", Paul atribui os valores nele incutidos por seus avós e vizinhos, a base que o levou à concepção de Rotary:

O Rotary nasceu do espírito de tolerância, boa fé e serviço, qualidades Características de meus familiares e companheiros de infância na Nova Inglaterra. Tenho tentado transmitir minha fé nesses valores a outros Seres humanos, com a mesma intensidade com que ela brilha dentro de mim”.


Projetos do Clube

Reuniões Terças-Feiras | 13:00
Avenida Dante Pazzanese,120 Cep: 04012-180